GENGIBRE

 

Cultivo
O gengibre prefere solos com pH entre 5,5 e 6,0 e a aplicação do calcário deve ser feita no mínimo três meses antes do plantio. Os sulcos de plantio precisam ter cerca de 15 centímetros de profundidade e a distância recomendada entre os caules é de 5 a 8 centímetros. Depois de plantados, os caules  são cobertos com uma camada de 10 centímetros de terra. As partes subterrâneas e comestíveis, são os responsáveis pela propagação vegetativa. A cultura necessita de muita água, mas não suporta encharcamento. O plantio deve ser feito no início da estação das chuvas. Embora resistente, o gengibre necessita de alguns tratos culturais: a chamada "amontoa" (o caule cresce para cima, portanto, é preciso cobri-lo periodicamente com terra), a irrigação e o controle de pragas. O ciclo da planta varia de sete a dez meses. Os caules estão no ponto de colheita quando as folhas começam a amarelar.

Utilização
A produção no Brasil é pequena e quase totalmente absorvida pelo mercado externo.
O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado.
Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias. Desde a antiguidade, o gengibre é utilizado na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta, sua ação antisséptica pode ser a responsável por essa fama.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e previne o câncer de intestino e ovário.
O gengibre é desintoxicante e o seu alto poder bactericida, tem-se comprovado que o consumo desta planta em estado cru por cerca de 30 dias elimina de vez a bactéria existente em casos de gastrite ou úlceras. Acredita-se também que possua poder afrodisíaco.

Contato

Telefone:

Email:

Rod.São Mateus/Nova Venecia  km 28 -  CEP 29947-010  São Mateus-ES Zona Rural​