PIMENTA JAMAICA

 

Cultivo
A propagação por sementes é o método mais utilizado, para o plantio da pimenta jamaica, sendo as mesmas colhidas de plantas matrizes de alta produção, de frutos grandes com maturação uniforme. O solo deve ser de textura média e bem drenado com relevo plano ou levemente inclinado com pH entre 5,0 e 6,0. O clima mais propício par o seu cultivo é o quente e úmido, a colheita ocorre cerca de três a quatro meses após a floração. Os frutos devem ser colhidos quando se apresentarem plenamente desenvolvidos com a coloração ainda verde e deve tomar o cuidado de evitar o amadurecimento dos mesmos a fim de não perder o aroma. Existem dois métodos de colheita, o manual e o químico.
A colheita natural é feita por mulheres utilizando escadas tripé. Faz-se o amarrilho dos galhos, em seguida colhem-se os cachos de frutos, colocando-se os mesmos em sacos, logo depois é debulhada. A colheita química consiste na utilização de fito-regulador que atua na planta liberando o etileno provocando a queda dos frutos. A planta é pulverizada com uma solução de Ethrel.  Após a aplicação e a partir do 2° dia, os botões florais começam a cair, tendo o seu pico de queda no 4° e 5° dias.
A secagem dos frutos pode ser natural ou artificial. Na secagem natural ao sol utilizam-se terrenos cimentados, coberto de plásticos ou lonas. A secagem artificial é feita em estufa com temperatura média de 60° C, evitar temperatura superior ou reduzirá o óleo essencial dos frutos o que leva a depreciação do valor comercial do produto. Após a secagem o produto passa por um processo de ventilação para eliminar as impurezas, e em seguida é ensacado em sacos de polipropileno.
É cultivada também em outros países, como o México, Costa Rica, Guatemala, Cuba.


Utilização
Também conhecida como pimenta síria é bastante utilizada na cozinha do oriente do mediterrâneo.
No interior têm duas sementes que inteiras ou moídas dão um sabor especial às conservas, e servem para temperar carnes e mariscos. O seu sabor é bastante apreciado e lembra a combinação de canela, noz-moscada e cravo-da-índia. Usada também em assados, churrasco, catchup, molhos chili e tomate, sopas e ovos. E também em bolos, bolachas, doces, pudins e frutas assadas.
A pimenta jamaica branca é ideal para carnes brancas, maioneses e molhos brancos, por ser mais suave. A preta é indicada para carnes vermelhas. A pimenta moída serve para aromatizar bolos, biscoitos, pudins, carnes, sopas e molhos.

Contato

Telefone:

Email:

Rod.São Mateus/Nova Venecia  km 28 -  CEP 29947-010  São Mateus-ES Zona Rural​